Nove moradores de Valença, RJ, seguem internados com suspeita de febre amarela


Seis pessoas estão no hospital escola. Outros dois foram transferidos para o Hospital São Sebastião, na Região Metropolitana do Rio. Nove moradores de Valença, RJ, estão internados com suspeita de febre amarela nesta segunda-feira (15). Segundo a Secretaria de Saúde, quatro homens e duas mulheres estão no Hospital Escola.
Ainda segundo a secretaria, outros três moradores foram transferidos para o Hospital São Sebastião, na Região Metropolitana do Rio. O estado de saúde deles não foi informado. Foi descartada a suspeita de que uma idosa, de 92 anos, estivesse com a doença.
A Secretaria de Saúde solicitou mais 10 mil doses da vacina e aguarda a resposta do Governo do Estado. Até a publicação desta reportagem, não havia sido divulgado o balanço de imunização do fim de semana.
A secretaria informou ainda que Valença foi decretada pelo estado como uma área afetada pela doença. Com isso, o município intensificou a vacinação, que pode ser feita todos os dias da semana. As unidades de saúde irão funcionar de 7h às 19h. Essa programação vai se estender até que o município saia do período crítico.
Lembrando que os macacos são sinalizadores para alerta da doença, e não um transmissor. A doença é transmitida apenas por mosquitos. Maltratar ou matar animais silvestres é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.
Febre amarela: veja perguntas e respostas sobre a doença
Febre amarela: Como proteger bebês? O que é dose fracionada? Veja perguntas e respostas
Três mortes com suspeita em Valença
Três pessoas morreram com suspeita da doença no município. Um idoso, de 65 anos, morreu na sexta-feira (12). Ele morava no bairro Coroas, na área rural. Outros dois homens internados com suspeita morreram na madrugada de sábado (13). Um deles tinha 23 anos e era morador de Rio das Flores, cidade vizinha. O outro tinha 55 anos e era morador do bairro Santa Inácia, na zona rural.
Se confirmadas, serão quatro mortes por causa da doença no estado. O primeiro óbito foi confirmado em Teresópolis, na Região Serrana.
A Secretaria de Saúde informou que os pacientes fizeram exames laboratoriais que estão sendo analisados no Rio de Janeiro. O resultado deve sair na próxima terça-feira (16).
Paciente segue internado com doença
Um outro morador de Valença teve o diagnóstico confirmado na sexta. Ele foi transferido para um hospital particular de Resende, cidade onde tem familiares. A vítima não teve o nome divulgado e tem 51 anos . A unidade médica não quis informar o estado de saúde dela.
Jovem tem morte cerebral e com suspeita da doença
Moradore de Miguel Pereira, RJ, Luiz Fernando Valente Rodrigues, de 17 anos — que protagonizou uma campanha nas redes sociais em busca de um doador de fígado — teve morte cerebral constatada na madrugada desta segunda-feira (15).
Os médicos que trataram Luiz dizem que os sintomas apresentados pelo jovem são típicos de febre amarela. A Secretaria de Estado de Saúde diz que esta é uma das suspeitas, mas que não descarta outros diagnósticos, como dengue. O exame que irá confirmar a presença do vírus causador da doença fica pronto em até 20 dias.
Jovem lutava pela vida enquanto aguardava um doador compatível
Reprodução/Facebook
Macacos são encontrados mortos
Um macaco foi encontrado morto na tarde de quinta-feira (11), em Três Rios, RJ. Segundo a assessoria da Prefeitura, o corpo estava no bairro Pilões, que é uma área de concentração de Mata Atlântica. Técnicos da Secretaria de Saúde recolheram o animal, que foi encaminhado para exames na Fundação Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio de Janeiro. No local, será analisada a causa da morte.
Na segunda-feira (8), um macaco foi encontrado morto no distrito de Governador Portela, em Miguel Pereira. O primata foi recolhido pela equipe da Vigilância em Saúde e encaminhado ao Instituto Municipal de Medicina Jorge Vaitsman, no Rio de Janeiro.
Em Sapucaia, a prefeitura intensificou vacinação depois que oito macacos e dois micos foram encontrados mortos na divisa do município com Teresópolis, na Região Serrana do Rio.
Macaco encontrado morto no distrito de Governador Portela, em Miguel Pereira
Arquivo Pessoal

Adicionar aos favoritos o Link permanente.