Renault 5 Turbo – Um ícone revisitado

Disponível no Prime Vídeo desde 13 de dezembro, a série documental “Anatomy of a Come Back” (“Anatomia de um Retorno”) conta como o Grupo Renault conseguiu se transformar após uma crise poucas vezes vista na indústria automotiva, desencadeada no início de 2020. Antes mesmo disso, em meio a um colapso, a empresa francesa deu início a um plano estratégico de renovação com o objetivo de promover uma transformação radical. A Renault abriu suas portas de forma inédita, revelando desde a fase de projeto de seus novos modelos – como o Renault 5 – até os bastidores de sua equipe na Fórmula-1, a Alpine, passando por segredos de fabricação e até a revelação exclusiva de um novo modelo. No quarto e último episódio de “Anatomy of a Come Back, Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, confirma o lançamento do novo Renault 5 Turbo 3E.

Divulgação

O Renault 5 Turbo original surgiu, como conceito, no Salão de Paris de 1978, e em 1980 deu origem ao primeiro automóvel de produção em massa de uma marca francesa com motor turbo a gasolina. Tinha um 1.4 de quatro cilindros posicionado no centro do veículo e que entregava 160 cavalos, com tração traseira e câmbio manual de 5 marchas. Pesava 970 quilos e atingia 200 km/h de velocidade final, um espanto para a época. Ainda em 1980, o modelo estreou no Mundial de Rali. Passados ​​44 anos do lançamento do primeiro Renault 5 Turbo e dois anos depois de ter mostrado um show car batizado com o mesmo nome na edição 2022 do Salão do Automóvel de Paris, a marca francesa decidiu ressuscitar um de seus maiores ícones, agora como modelo de produção.

Divulgação

O anúncio na série documental “Anatomy of a Come Backé um fato tão inédito quanto propício para um modelo único. Mostrado no Salão de Paris deste ano, o Renault 5 Turbo 3E é uma reinterpretação dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2, mesclando características como performance de ponta e uma exuberância assumida, com várias referências ao universo das competições. Tanto a silhueta do carro feito para as pistas quanto os núcleos da carroceria remetem explicitamente à versão que participou de ralis no início dos anos 80.

Divulgação

O Renault 5 Turbo 3E é um hot hatch 100% elétrico com design retrô-futurista e tomada de recarga eminentemente moderna, integrada em uma das entradas de ar da traseira, fazendo referência ao estilo do “Turbo” original. Já a estrutura em carbono confere ao mesmo tempo leveza ao modelo. A Renault revela que o desenvolvimento do novo Renault 5 Turbo está mobilizando todas as melhores competências e expertises da empresa. Como seu “ancestral”, o novo Renault 5 Turbo 3E terá uma arquitetura com motorização traseira. Os dois motores elétricos localizados nas rodas de trás entregam de forma instantânea mais de 500 cavalos de potência no total. Ao volante, de acordo com a Renault, o resultado são sensações únicas ​​com velocidades de tirar o fôlego, com aceleração de zero a 100 km/h em apenas três segundos – uma performance digna de supercarros.

Divulgação

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação 

Pegue sua RodaRio (e pague como preferir!)

O conteúdo Renault 5 Turbo – Um ícone revisitado aparece primeiro em Roda Rio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.