CarMais – Edição da semana de 17 a 23 de abril de 2025

Botaram preço

A Audi do Brasil confirma o início da pré-venda do novo RS 3 no país. O modelo já pode ser encomendado nas mais de 40 concessionárias da marca das quatro argolas em duas versões, a RS 3 Sedan, a R$ 659.990, e a RS 3 Sedan Track, a R$ 714.990. A nova linha RS 3 é equipada com motor 2.5 TFSI, turbo, cinco cilindros em linha, com 400 cavalos de potência de 5.600 rpm a 7 mil rpm e torque máximo de 50,9 kgfm de 2.250 a 5.600 rpm. A transmissão é automática S tronic de 7 marchas, com a tração integral “Quattro”. A aceleração de zero a 100 km/h pode ser feita em 3,8 segundos, com velocidade final de 250 km/h (RS 3 Sedan) e 280 km/h (RS 3 Sedan Track). Estão disponíveis os modos de condução Audi Drive Select com “Efficiency”, “Comfort”, “Auto”, “Dynamic”, “RS Individual”, “RS Performance” e “RS Torque Rear”. As dimensões do RS 3 sedã são de 4,53 metros de comprimento, 1,85 metro de largura sem os retrovisores, 1,39 metro de altura e 2,63 de entre-eixos, com as opções de cores Branco Arkona e Verde Kyalami (sólidas), Amarelo Píton, Azul Ascari, Cinza Kemora, Preto Mito e Vermelho Progressivo (metálicas) e Cinza Daytona perolizada.

Trimestre forte

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De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o recorte isolado dos índices do primeiro trimestre deste ano apontam para uma boa recuperação do setor automotivo brasileiro, principalmente quando comparado ao fraco início de 2024. Porém, os dados apresentados em março mostram desaceleração na produção e nas exportações – o fato do Carnaval deste ano ter caído na primeira semana de março certamente influenciou na produção, tanto de fevereiro quanto de março. O ritmo de produção em março, com 190 mil unidades, apresentou queda de 12,6% em relação a fevereiro, especialmente nas fábricas de automóveis e comerciais leves, com ajuste no nível de estoque da ordem de 8 mil veículos e redução das exportações. No acumulado do trimestre, 583 mil unidades deixaram as linhas de montagem, 8,3% a mais que no mesmo período do ano passado.

Avanço sólido

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Engenheiros da Mercedes-Benz e da Factorial Energy se uniram para criar um programa de testes de bateria de estado sólido, resultando no primeiro automóvel com bateria de lítio-metal de estado sólido a rodar nas ruas. A Mercedes-AMG High Performance Powertrains, subsidiária da Mercedes-Benz Group, especializada em tecnologias de Fórmula-1, e o Centro de Competência em Sistemas de Bateria da Mercedes-Benz desenvolveram um sistema de bateria inovador. Após extensos testes em bancadas, o protótipo da bateria de estado sólido foi integrado a um EQS no final de 2024. O modelo elétrico da Mercedes-Benz foi levemente modificado para acomodar a nova bateria. Os primeiros testes laboratoriais foram feitos em Stuttgart, na Alemanha, preparando caminho para os testes de estrada iniciados em fevereiro deste ano. A utilização de eletrólito sólido em vez de líquido aumenta a segurança das células e permite o uso de novos ânodos, como o lítio metálico, superando o rendimento das células convencionais de íon-lítio.

Aposta no portfólio nacional

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A Volkswagen do Brasil anuncia novidades no seu portfólio de veículos, com destaque para o Polo, o Virtus, o Nivus e o T‑Cross. SUV mais vendido do Brasil, o T-Cross vem na linha 2026 com a inédita versão topo de gama Extreme. No exterior, o SUV tem assinatura luminosa conectada, chamada de “light strip”, na grade dianteira, e estreia a cor fosca na marca alemã. A variante tem acabamentos em preto piano, acompanhados por detalhes em laranja aplicados no para-choque dianteiro e no emblema “Extreme”, nas laterais. As rodas de 17 polegadas têm novo design e são escurecidas. A nova opção do T-Cross tem preço bem salgado, a partir de R$ 188.990, enquanto a versão de entrada da família custa R$ 119.990. O SUV com estilo cupê Nivus tem o retorno da configuração de entrada Sense, saindo de fábrica com painel digital de 8 polegadas, central multimídia VW Play de 10 polegadas, assistente de frenagem de emergência e seis airbags. Carro de passeio mais emplacado do Brasil, o Polo aposta de novo na linha 2026 na versão de entrada automática Sense, trazendo de série o VW Play. Já o sedã compacto Virtus tem incremento de equipamentos para as variantes Highline e Exclusive, que passam a contar com assistente ativo de mudança de faixa e novas rodas de liga leve de 18 polegadas.

Carregador particular

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Líder mundial em iluminação automotiva, a Osram lança no mercado brasileiro o carregador de sete pinos OPC20A05 voltado para veículos 100% elétricos e híbridos tipo 2. De acordo com a empresa, o novo carregador alia praticidade e versatilidade, podendo ser utilizado em diferentes estações de recarga, tanto em residências quanto em postos públicos. Entre os diferenciais do OPC20A05 – que custa em média R$ 2,3 mil nas lojas especializadas e no e-commerce –, estão o cabo de cinco metros, as alças ergonômicas, as tampas de proteção contra poeira e o saco de armazenamento compacto e durável. O produto tem ainda alta resistência à água, à poeira e ao impacto e conta com garantia de dois anos e certificações internacionais TUV e CE.

Customizado de série

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A Mini lança no Brasil as versões especiais do John Cooper Works hatch, com preço de R$ 319.990, e Cabrio (conversível), a R$ 349.990, equipadas com motor 2.0 a gasolina TwinPower Turbo de quatro cilindros, com 231 cavalos de potência e 38,7 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de dupla embreagem esportiva de 8 marchas. Com o conjunto, o hatch acelera de zero a 100 km/h em 6,1 segundos e pode chegar a 250 km/h, enquanto o conversível atinge os 100 km/h em 6,4 segundos e chega a 245 km/h de final. O novo JCW hatch está disponível em 11 opções de cores, sempre com teto na cor Vermelho Chili, exceto quando a carroceria é na própria cor ou em Amarelo Sunny Side, com teto em preto nesses casos. Já o JCW Cabrio tem as mesmas opções de cores do hatch e duas para a capota, que é em preto como padrão mas acrescenta a opção Mini Yours, em referência a sua origem britânica.

Para aliviar o pedal da direita

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Conforme pesquisa feita pelo Sistema Mobs2, mais da metade dos motoristas brasileiros faz uso excessivo do pedal do acelerador, provocando principalmente risco de acidentes e multas por excesso de velocidade. Para conscientizar os condutores a encontrar um ponto de equilíbrio nessa prática, a Mobil ajuda a apontar os reflexos negativos que a aceleração exagerada traz. “Em vez de pisar no acelerador de uma vez, aumentar a pressão gradualmente permite que o veículo se ajuste melhor e entregue potência de forma mais eficiente”, ressalta José Cesário Neto, coordenador de capacitação e suporte técnico da Mobil. Outras dicas são:

Acelerar de forma brusca com motor frio pode causar desgastes prematuros.

Acelerar antes e logo em seguida desligar o carro pode ser prejudicial – Muita gente faz isso achando que ajuda o motor, mas isso pode causar acúmulo de combustível não queimado e desgaste prematuro.

Pisadas curtas e bruscas no acelerador podem gastar mais combustível.

Acelerar até o limite em motores turbo logo após a partida – Turbinas precisam de lubrificação adequada. Forçá-las antes que o óleo esteja circulando completamente pode causar danos ao sistema.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação 

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